Vamos Fazer Theóslogia?

|

Inicialmente, quando pensei em um nome, para esse blog, ele se chamaria “Fazendo Teologia”, mas comecei a pensar sobre esse nome, e algumas perguntas vieram a minha mente: O que é teologia? É feito algum tipo de teologia hoje? Temos teólogos hoje?



Teologia, por definição, sem muitas explicações, vem a ser o “Estudo de Deus’. Dessa forma as outras duas perguntas que fiz, equivalem a se perguntar se “é feito algum estudo sobre Deus, hoje?”, ou se “temos pessoas que estudam Deus, hoje?“.

Acredito que responderíamos sim as duas perguntas! E foi ao responder sim que me lembrei de um comentário, que um pr., o qual conheço, fez em uma aula bíblica, no último domingo:

“Não existem teólogos hoje, pois não fazemos teologia. Ela já está pronta. O que temos hoje são cópias da teologia que homens como Agostinho elaboraram”

Realmente, para mim, esse comentário fez muito sentido, e me fez mudar o nome que daria ao blog. Não tenho a intenção de atacar ou de desmoralizar a ninguém (até por que não conseguiria isso, com um simples blog), mas tenho que expressar minha opinião.

É feito algum tipo e teologia hoje? Sim! Infelizmente, sim! Hoje é feito um número cada vez maior de Teologias absurdas como a teologia da prosperidade, confissão positiva, batalha espiritual, quebra de maldição e todas essas bizarrices que tem dominado o cristianismo moderno.

Temos teólogos hoje? Não! Infelizmente, sim! Fui contraditório? Pois é, acontece que, temos muitos teólogos, porém não no sentido exato que a palavra teólogo deveria trazer. Teólogo deveria ser alguém que estudasse Deus, porém o que temos hoje são estudantes de teologia. Estudantes de Teologia Reformada, Teologia Calvinista, Teologia Wesleyana, Teologia Batista, Teologia Luterana, Teologia Católica e por ai vai...Não que essas teologias não possuam algo de verdade, mas elas não deveriam ser a base e sim as ferramentas de estudos.

Ante a essa situação, eu resolvi utilizar o termo “Theóslogia”. Com certeza muitos dirão que estou apenas querendo filosofar sobre o sentido da palavra, e apelando para uma transliteração mais literal do substantivo θεός, e com isso demonstrar “mais erudição”. Mas não é isso. Utilizo o nome “Fazendo Theóslogia”, pois estou criando este blog com o intuito de estudar mais a Deus. Nada de erudição...apenas semântica, e errada, propositalmente...Reconheço o papel que grandes teólogos tiveram na história do Cristianismo, mas, da mesma forma, penso que muitos dos problemas que o Cristianismo enfrenta se deve a Teologia de tais homens!

A proposta é rever a Teologia a qual temos crido, vivido e ensinado, e pensarmos até que ponto o que temos hoje é fruto de uma verdadeira Theóslogia! Como poderemos fazer isso? Estudando mais de Deus, de preferência através do livro, o qual a teologia define como sendo “A Palavra de Deus”.

Peço que não julguem minha causa, sem antes participar da mesma, pois não sou um ninguém que não sabe de nada, e quer se aparecer em meio aos teólogos. Sou apenas um jovem... tentando fazer theóslogia...

Anderson Luiz. S Costa

3 comentários:

André disse...

Pois é... em toda a história, desde que a igreja se tornou uma instituição, deturpou o puro cristianismo para atender às suas futilidades. Para nós hoje é uma tarefa muito difícil saber quem Deus realmente é e quem Jesus Cristo é e também qual deve ser o nosso procedimento no relacionamento com eles, com a eklesia e com o mundo, por conta da manipulação total do clero em toda a história. Precisamos buscar o significado de textos lá no fundo, conhecer a história do cristianismo, os idiomas originais da Bíblia, conhecer a cultura da época e fazer uma exegese correta. Sempre criticando tudo, não parando de questionar, por mais fixa que já esteja em nossa mente uma doutrina do clero.

Se nós buscarmos o passado e as origens sem desistir, creio que poderemos encontrar o verdadeiro e puro cristianismo.

José Junior disse...

Faaaala Pr...rsrs...gostei rapaz.., começou bem... usando um definição tirada de algum lugar...“fazer teologia prática é refletir criticamente sobre a prática teológica em nosso contexto de vida”... parece-me que esse é o seu objetivo... o que na pior das hipóteses... vai ajudar alguém...

Parabéns..que Deus o use muito nesse espaço...!!

Abraço
Em Cristo... Junior.

Anderson L. disse...

Olá, amigos!

Realmente agradeço pelas considerações, e espero que esse blog possa ter peso em nossas vidas!

Que o Senhor nos guie, em Seu conhecimento!

 

©2009 Fazendo Theóslogia | Template Blue by TNB