O ladrão veio para matar roubar e destruir. E o Diabo?(4ª parte)

|

Nas últimas postagens eu executei a parte mais fácil desse estudo. Duvidei e contrariei a idéia que se tem hoje, na teologia cristã, com relação a Satanás. Mas confesso, duvidar do que já está pré - estabelecido é muito fácil, me admira muito que seja irrisório o número de pessoas que o fazem. Em contra – partida tem sido grande a dificuldade, que tenho enfrentado nos últimos dias, na tentativa de apresentar uma nova interpretação acerca de Satanás, não apenas sistematizando uma gama de versículos bíblicos. Tenho analisado diversos textos que falam de Satanás explicitamente, ou que falam simplesmente de “espíritos maus”, o que é o caso de textos da antiga aliança, e tentado extrair, dos mesmos, o que eles realmente estão falando, da forma que fiz na postagem anterior, analisando o contexto dos escritos.

Ainda não será esse o final dessas postagens, pois confesso que quanto mais estudo sobre o tema, mais distante me parece a conclusão do mesmo. Por esse motivo postarei conforme concluir pequenas perguntas. Vamos então ao que interessa!

A primeira pergunta que, com certeza, todos gostaríamos de saber a resposta é sobre a origem de Satanás. Já que na última postagem apresentei uma interpretação segundo a qual Satanás não tem uma origem angelical, tendo se tornado um rebelde opositor a Deus, seria bom explicar qual sua origem. Mas esse é um tema o qual os escritores bíblicos não se importaram em relatar, ou, assim como nós, eles também não sabiam a resposta, exata, para tal dúvida. É por isso que temos a demonologia de Lúcifer. Foi no afam de responder a uma pergunta que provavelmente nem os escritores bíblicos conheciam as respostas, com clareza, que se formou tal teologia, creditando a textos que não falam de Satanás o que seria a “dramatização” de sua origem e queda.

O que podemos saber sobre Satanás é que desde o princípio ele é homicida como relata João, acerca das palavras do Senhor Jesus:

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio(archês), e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” Jo 8:44

Temos, no texto citado acima, a ocorrência da palavra “archês” que é traduzida como “princípio”. A palavra archês, é a mesma que João utiliza no primeiro verso de sua versão do evangelho no famoso discurso sobre a origem do logos de Deus:

“No princípio(archê) era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.” Jo 1:1

Podemos verificar também o uso da palavra archês em outros textos, nos quais a mesma é utilizada se referindo à criação do mundo, ao início das dores e ao início do ministério de Jesus. Vide Mt 19:4; 24:8; Jo 15:27.

Dessa forma, podemos interpretar que desde o início de suas ações, Satanás é homicida. Quando se iniciariam essas ações? Provavelmente no Édem, quando Satanás cometeu um “homicídio” por inferência, ao mentir para Eva, fazendo com que Eva e posteriormente Adão comecem do fruto proibido, o que causou a morte(seja espiritual ou física, não vêm ao caso) do casal.

Outro ponto importante do texto em questão é que o diabo “não se firmou na verdade porque não há verdade nele”.

A palavra traduzida por ‘firmou’ é “estêken” que como pude notar em suas outras aparições no novo testamento traz a idéia de permanecer em um local, ou em uma forma, pode se referir também a uma atitude de ser fiel, firme e constante(Rm 4:14). Em João 1:26, João o Batista a utiliza para declarar que Cristo, estava entre aquelas pessoas. Já em Apocalipse 12:4, a mesma palavra é utilizada quando se diz que “o dragão parou diante da mulher”. Essa idéia ainda tem algo importante a ser considerado, pois a terminação ‘en’ indica um verbo em tempo passado. Dessa forma, o que entendo com relação ao estado do diabo, quanto a não se firmar na verdade é de que ele não estava firmado na verdade justamente por que não há verdade nele. Ou seja, ele é homicida e não se firmou na verdade desde o princípio porque foi justamente dessa forma que Deus o criou. Por mais ‘diferente’ de tudo que conhecemos a cerca das idéias sobre Satanás, o que posso extrair dessa declaração de Jesus, é que ele está falando a seus opositores que assim como o diabo não estava firmado na verdade, mas antes era homicida e mentiroso, sendo o pai da mentira, tendo a mentira como algo próprio de si mesmo, também os que se opunham a ele eram originalmente filhos do Diabo.

Essa é uma declaração que faz muito sentido quando pensamos que cada ser humano já nasce imperfeito, e dessa forma, o pecado e a imperfeição são inerentes ao homem. Não é algo que o homem se torna com o tempo, mas antes algo que o mesmo é desde o nascimento. Fica então claramente compreensível a comparação aos que não crêem em Jesus, com o diabo, alegando que os mesmo são seus filhos. Tanto os homens já nascem pecadores como também o diabo já ‘nasceu’ homicida e mentiroso. Afinal, sabemos que nos tornamos filhos de Deus, a partir do momento que reconhecemos seu filho Jesus, e entregamos nossas vidas a ele.

Se é assim, como pode Deus, sendo bom e justo, ter criado um ser homicida e mentiroso? Essa é mais uma das grandes questões que nos tiram o sono, mas que seja como for, devemos ter em mente que Deus é soberano em suas criações, e tem seus propósitos aos quais não nos cabe contestar:

“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” Isaias 45:7

É claro que no texto de Isaias, o que Deus estava fazendo é um discurso sobre sua soberania e não, discorrendo sobre a criação de Satanás, porém por inferência, sendo Deus o criador do mal, não seria exagero que “pensássemos” em Satanás, como o agente ao qual Deus criou para segundo os propósitos de Deus, executar esse mal. Isso não torna Satanás um servo de Deus? Sim torna. Afinal, sejam bons ou maus, justos ou injustos, todos servem aos propósitos de Deus para o mundo, como podemos ter os exemplos Faraó, Nabucodonosor, Ciro e tantos outros como os povos inimigos de Israel, os quais o Senhor muitas vezes utilizou segundo sua permissão, para executarem juízos sobre os Israelitas.

Podemos ter mais apoio a esta idéia analisando a atuação de Satanás no sofrimento do justo Jó. Sem dúvida o papel que Satanás executa é o de acusador, ou caluniador, pois o mesmo direciona seu raciocínio para mostrar a Deus que Jó não é este servo bom que o Senhor imagina. Inclusive, a própria palavra grega ‘diabolos’ que se tornou um nome pessoal em sua tradução para o português, significa ‘caluniador’.

Esse não é um encerramento da discussão, pois há ainda muitos outros textos os quais estudei que dão apoio a está idéia, porém deixarei os mesmo para a próxima parte. Sabendo que Satanás não é um anjo de Luz que se rebelou contra Deus, e que há a possibilidade de que o mesmo tenha sido criado com o propósito de ser quem é, e sempre foi, veremos na próxima parte se essa idéia é encontrada em outros textos que falam de Satanás. Por hora fica algo a ser refletido: Partiu de Satanás ou de Deus a conversa sobre a integridade de Jó?

Anderson L Santos Costa

0 comentários:

 

©2009 Fazendo Theóslogia | Template Blue by TNB