Quem quer Jesus?

|

Certa vez, fui questionado sobre quando tinha "aceitado Jesus". Minha resposta foi “nunca”, o que causou espanto a pessoa que me fez a pergunta. Recebi então as palavras: “Se você conhece tanto a bíblia, por que ainda não aceitou Jesus, se ele está para voltar?” Lamentavelmente, este não é apenas o pensamento de alguns cristãos, mas também uma das frases preferidas de muitos evangelistas, de nossos dias. Mas, por que isso é lamentável? Pois bem, uso as palavras de Jesus para me explicar:

E disse Jesus: “Você me aceita?”


Acredito que seja possível que, alguns, estejam se esforçando para lembrar, em qual dos evangelhos encontramos Jesus fazendo essa pergunta. Muitos, provavelmente, estão tentando se lembrar para quem foi que Jesus fez esta pergunta. Mas, para qualquer crente fiel, que freqüenta todos os cultos e tenha a prática da leitura bíblica a resposta não é difícil. Eu, sinceramente, não acredito que alguém não saiba onde está essa pergunta! Está lá, não se lembra? Se eu disser, depois do famoso sermão, fica mais fácil não é?

Pois é, está lá mesmo. Você foi ler o sermão do monte e não encontrou essa pergunta de Jesus? Mas é claro que não encontrou, eu não disse que estaria lá! Ela está logo após o sermão. O SERMÃO DO CULTO DOMINICAL! Agora, você deve estar se lembrando do seu pastor, durante o apelo, após o sermão bradando as palavras: “Você quer aceitar a Jesus nesta noite?”. Pois é, a “oferta”, feita aos não crentes aos domingos à noite, traz justamente esta idéia. A idéia de que, Jesus está dizendo, aos que não o conhecem “Você me aceita?
Isso me faz lembrar um ‘fim de feira’, em que vários produtos que não foram comprados, começam a ser oferecidos pelos vendedores:

“Tem Jesus pra todo mundo, do tamanho e do gosto que o “freguês” quiser!”

“Aceite a Jesus e leve de brinde a Salvação”

“Jesus, Jesus! Ta baratinho, moça...”

“Último Jesus! Ta acabando! Pelo preço de UM, você leva TRÊS, pra dentro do seu coração!”


Ah! Que saudade, dos “apelos” feitos por João o Batista:

“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” Mt 3:2

Com o passar dos anos, a influência que a igreja recebeu do evangelismo fronteiriço, de Moody e de outros homens ou movimentos avivalistas, que foram extremamente influenciados por uma visão humanista, não tem sido percebida.

No atual contexto do evangelismo, há uma grande inversão, na qual Jesus é apenas um “peixe em fim de feira”, que precisa ser vendido a qualquer custo, e se não tiver jeito, pode até ser levado embora de graça! A impressão que dá, é a de que, Jesus está implorando, constantemente para que sejamos salvos. Não bastou seu sacrifício na cruz, Ele tem de implorar ao homem para se salvar!

A esta altura posso até imaginar alguém bradando: “você não sabe nada de bíblia, leia Apocalipse 3:20 e depois venha escrever suas bobagens!”. Será necessário lembrar que o texto de Apocalipse 3:20 é dirigido a igreja, ou seja, aqueles que já conhecem a Jesus? Também será necessário enfatizar que o Espírito Santo nos convence de sermos pecadores, mas não implora para que aceitemos a Jesus. Muito pelo contrário! Pelo convencimento do pecado, o Espírito Santo nos leva ao arrependimento, e a ENTREGA de nossas vidas a Jesus.

Temos na bíblia uma idéia clara da necessidade de se arrepender e de “entregar sua vida ao Senhor” reconhecendo dessa forma que Jesus não é apenas nosso Salvador, mas também Senhor de nossas vidas. Porém, para muitas pessoas que nada sabem sobre a fé cristã, ouvir uma “proposta” de aceitar Jesus, nada mais é que mais uma opção, a qual, “se não fizer bem, mal também não fará! Afinal, se eu não preciso fazer nada, se é “só aceitar Jesus, que ele vai entrar na minha vida e eu to salvo”, por que eu não aceitaria?

Me admira muito que os lideres de nossas igrejas continuem procurando uma solução para o fato de a porta das igrejas estarem apresentando o mesmo tamanho tanto para quem chega quanto para quem sai. Qualquer crente, que tenha mais de um ano de conversão, pode apresentar uma lista de pessoas que, provavelmente, ingressaram na igreja juntamente com ele, “aceitaram” a Jesus, mas que hoje não se encontram mais na igreja e muitas vezes se encontram em um estado ainda pior.

Qual o motivo de tamanha falta de compromisso, e de uma conversão verdadeira, em tantas pessoas que aceitaram Jesus? Simples! Elas aceitaram Jesus, e talvez estejam, até hoje, esperando acontecer alguma coisa em suas vidas, pois já aceitaram Jesus, mas parece que ele não entrou na vida delas!

O evangelho não é um produto, para que Jesus seja oferecido como tal. É necessário, que retornemos a visão bíblica na qual “o homem está perdido, precisa reconhecer sua condição e entregar sua vida a Jesus”. Enquanto continuarmos “oferecendo” Jesus às pessoas, pode ser que alguns prossigam no caminho e conheçam a Jesus, mas a maior probabilidade é de formarmos cada vez mais “cristãos” que nunca passaram por um processo de arrependimento e desejo de mudança de vida, e que , conseqüentemente não conhecem o Senhor Jesus. E isso não é apenas um problema de semântica, pois o que se está em jogo são almas, que podem estar indo para o inferno, por pensarem que ao “aceitar” Jesus garantiram sua salvação!

Vamos, então, reconhecer a contribuição dos grandes evangelistas para o cristianismo, mas deixemos que nosso Senhor faça seus “apelos”:

“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” MT 4:17

Anderson Luiz. S Costa

0 comentários:

 

©2009 Fazendo Theóslogia | Template Blue by TNB