Um papo sobre a santa ceia

|

Hoje vamos conversar sobre a prática de uma das mais conhecidas tradições da igreja cristã: a santa ceia ou a eucaristia. Você já sentiu dúvidas sobre o texto de I Coríntios 11, a base bíblica para essa tradição? Esse ritual era o que Jesus realmente queria para lembrar de sua morte? Vamos conhecer o texto de I Coríntios 11 versículo por versículo, vamos lembrar das palavras de Jesus em sua última ceia, vamos corrigir erros históricos da nossa visão e, principalmente, vamos conhecer o verdadeiro significado da ceia do Senhor. Separe um tempo para o estudo, pegue sua Bíblia e vamos conhecer melhor a nossa fé!

Situação histórica:
Na região de Coríntios acontecia anualmente a festa Ágape que consistia em cada membro da igreja (estamos aqui falando somente de homens) levar uma porção dobrada de comida e vinho para ser partilhada com pessoas famintas numa ceia festiva. Essa festa se tornou em uma festa que simbolizava a última ceia de Cristo. O problema é que haviam homens nessa igreja que acreditavam que os famintos estavam nessa condição por serem pecadores e, por isso, não era dignos de serem alimentados. Então esses homens avarentos comiam, em secreto antes da ceia, as porções de comida e vinho a mais que seriam destinadas aos famintos; eles se fartavam e se embebedavam com a comida a mais, simplesmente para não deixar alimentar os pobres, que eles consideravam pecadores. Isso causou muita dissenção entre os membros que queriam fazer caridade aos famintos e os que acreditavam ser a fome um castigo aos pecadores.

Leitura bíblica versículo a versículo:

Primeiro devemos lembrar que Coríntios I e II são duas cartas escritas por Paulo e enviadas à igreja de Coríntios para manutenção da fé, exortações diversas e correções de doutrina. Agora vamos fazer uma leitura do texto de Coríntios 11 desde o princípio:


Ver 2: "De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei."
O capítulo começa com um singelo elogio, preparando o texto para a exortação que está por vir.

Ver 17:"Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior."
Aqui Paulo nos mostra o verdadeiro conteúdo dos versículos adiante: uma bronca pela falta de amor demonstrada na festa Ágape.

Ver 18: "Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio."
Ver 19: "Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio."
Paulo nos mostra que a diferença de idéias é sadia até mesmo na Igreja. Algo muito importante para os dias de hoje, em que a igreja prefere impor cabrestros aos invés de discernir os melhores pensamentos.

Ver 20: "Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis."
Pois como pode ser a ceia do Senhor sem o mínimo amor para com o próximo?

Ver 21: "Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague."
Paulo começa a exortar os que comiam escondidos; eles se embriagavam com tanto vinho enquanto outros padeciam de fome.

Ver 22: "Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo."
Literalmente: isso tudo é fome? Vocês não têm comida em casa? Precisam mesmo demonstrar tamanha gula?

Ver 23: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;"
Ver 24:" e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim."
Ver 25: "Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim."
Estes versículos vamos estudar mais adiante.

Ver 26: "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha."
Todas as vezes que os membros participavam dessa festividade e compartilhavam o pão era uma homenagem ao sacrifício de Cristo ao doar sua vida pelo mundo.

Ver 27: "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor."
Portanto, quem transforma uma homenagem de amor em discórdia e avareza será punido por seu ato.

Ver 28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;"
Ver 29: "pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si."
Logo, que se arrependam os que tratam com avareza o seu próximo e que não corrompam mais a ceia para que não sejam condenados.

Ver 30: "Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem."
Esse versículo cita literalmente os fracos por fome e miséria. Por causa da avareza de uns, muitos padecem de fome.

Ver 31: "Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados."
Ver 32: "Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo."
Os avarentos observam essa realidade de fome e miséria e não se culpam por não ajudar os necessitados. Mas o Senhor repreende com amor para que não voltem a errar.

Ver 33: "Assim, pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros."
Ver 34: "Se alguém tem fome, coma em casa, a fim de não vos reunirdes para juízo. Quanto às demais coisas, eu as ordenarei quando for ter convosco."
E aqui a conclusão do propósito do texto: os avarentos deveriam comer e partilhar a comida e o vinho com todos para que não fossem condenados por seus atos.

Agora vamos comentar os versículos 23, 24 e 25. Esse versículos citam a noite da última ceia; vamos ao texto direto dessa cena, em Mateus 26:26-28:

Ver 26: "Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo."
Percebam que Jesus, neste versículo, esperou os discípulos começarem a comer e dividiu a SUA porção de pão entre seus discípulos. Ele deixou de comer aquele pedaço de pão para compartilhar entre seus irmãos.

Ver 27: "A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos;"
Ver 28: "porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados."
Em seguida ele divide o vinho, mostrando que ele não compartilharia apenas o pão, mas daria a sua própria vida, seu próprio sangue, a nós, para que pudéssemos ser salvos.

Juntando essa cena com os versículos 23, 24 e 25 de I Coríntios 11, vemos que Cristo no ordena partilhar o pão e nos dedicarmos ao próximo em memória dEle. Se não houver esse amor, essa dedicação ao aflito, não há ceia do Senhor, não há a memória do amor de Jesus. Por isso Paulo condena a falta de amor na comemoração.

Se não houver amor, de nada adianta você sentar todo primeiro sábado na igreja e tomar um copo de suco de uva e um pedaço de pão. Se não houver o sacrifício da doação, o amor pelos que estão famintos enquanto nada lhe falta, não adianta a ceia. É por isso que muitas igrejas promovem a doação de 1kg de alimento não perecível de cada membro toda a ceia; pois seus líderes sabem que sem amor, sem compartilhar o pão, não há a honra nem a memória de Cristo. Pense nisso na próxima vez que participar da ceia do Senhor.

Curiosidade:
A ceia do Senhor e a festa ágape foram desassociadas por Plínio no século II. Todo esse conceito que temos hoje de ceia, sem o partilhar o pão com famintos, com suco de uva e pão, tendo que pedir perdão pelos pecados ao pastor e somente para batizados nasceu com Cipriano, por volta de 240DC.
Texto escrito por: Renê Vasconcelos
Extraido do blog: Papo de Teólogo

2 comentários:

Pedro disse...

Anderson! A Paz do Senhor!

Passei para dar uma "espiada", parabenizá-lo pela iniciativa, e dizer: é uma pena não ser possível alongarmo-nos em conversas pessoais, creio, se juntassemos todos teriamos um excelente grupo de estudo.

Vou acrescentar a referência Bíblica sobre essa festa Ágape, Judas 1:12.

E como não poderia deixar de fazer lanço uma questão aqui e vou repeti-la na comunidade:

Como seria a Ceia seguindo os moldes da Igeja Primitiva?

Anderson L. disse...

Olá Pedro! Fico feliz, por encontrá-lo aqui tbm!

Também penso que se fossesmo amigos pessoais, morando próximos um ao outro, teriamos um grupo de estudos para deixar com inveja qualquer grupo de acadêmicos...srsrs

Mas, por algum motivo Deus nos mantém espalhados pelo país, não é?

Obrigado pela referência, e sobre como seria a ceia, é uma questão de profundidade muito maior. Primeiro precisariamos definir como seria a igreja hoje seguindo os moldes da igreja prmitiva, pois a ceia não era apenas um ritual, e sim parte da "alma" da igreja, do Senhor, no seu primeiro século!

Espero com esse blog, que juntos possamos, chegar o mais próximo possivel da ekklessia que Jesus pensou, e sonhou para o mundo!

 

©2009 Fazendo Theóslogia | Template Blue by TNB