O ladrão veio para matar roubar e destruir! E o Diabo? (1ª Parte)

|

Não poucas vezes, ouvi a clássica frase “o diabo veio para matar roubar e destruir”, e por muito tempo nem se quer contestei se isso estava correto ou não. Afinal, um ser que quis ser maior que Deus e se rebelou contra o exército dos céus, sem dúvida não veio para outra coisa senão matar, roubar e destruir. Pensava assim...
Começaremos então, uma série de postagens, que tem previsão de se estender por 3 postagens, podendo aumentar ou diminuir, dependendo da inspiração que eu tiver, nos próximos dias. O objetivo dessas postagens é tirar Satanás de onde ele não está, e esclarecer e corrigir muitos erros de pensamento e interpretação que temos cometido ao longo dos anos.

Comecemos então a primeira pergunta: quem é o ladrão?

O texto em que encontramos a declaração em questão é o texto de João 10. Como bem sabemos, esse é o discurso do sumo - pastor, o discurso no qual Jesus afirma ser “o bom pastor”, o qual as ovelhas ouvem e ele as conhece. Ele também discursa sobre a garantia da permanência dessas ovelhas sobre os cuidados de seu pastor. Permanência essa assegurada não apenas pelo bom pastor Jesus, mas também por seu Pai, o nosso Deus. Temos então Jesus discursando sobre os que vieram antes dele:

“Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram” Jo 10:8

E após essa declaração ele deixa bem claro o que é que o ladrão faz:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir” Jo 10:10a

De pronto, nossas mentes nos apontam quem é esse ladrão. O diabo, o coisa ruim, o tinhoso, o inimigo, o capeta ou qualquer outro nome que possamos dar a Satanás. Mas essa é uma grande inverdade. Nem de longe é a ele que Jesus está se referindo! O que Jesus está fazendo é um contraste entre o bom pastor, e os que vieram antes dele. E isso é notório quando Jesus completa a frase, mostrando a que veio:

“eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Jo 10:10b

Dessa forma vemos que os ladrões são os falsos lideres, mestres e profetas que vieram antes de Jesus. Não todos, mas os falsos. Aqueles que tinham o povo por suas presas e não ovelhas. Esses eram os ladrões aos quais Jesus se referia. Ainda assim, é preciso compreender o sentido metafórico aos quais as palavras matar, roubar e destruir significam. Sabemos que os que vieram antes de Jesus, não roubavam, não matavam nem muito menos destruíam nada nem ninguém, no sentido literal das palavras. Tais homens roubavam, matavam e destruíam a vida das pessoas, se colocando como lideres das mesmas, vindo da parte de Deus, lhes impondo uma liderança autoritária, incoerente e baseada em tradições humanas, e muitas vezes fictícias, em se tratando dos falsos profetas, que proclamavam ser o messias, tão aguardado pelo povo. Eles simplesmente impediam que as pessoas tivessem um verdadeiro contato com Deus, como tiveram os patriarcas. Por isso Jesus é o bom pastor. Aquele ao qual as ovelhas conhecem, e o ouvem. Ele é aquele que nos dá a liberdade de chegarmos ao Pai. Ele é o caminho verdadeiro!

Dessa forma, entendemos que nem de longe Satanás tem qualquer participação nesse texto, que está falando restritamente sobre Jesus e aqueles que vieram antes dele, para liderar e pastorear as ovelhas perdidas da casa de Israel.

Se é assim tão claro o texto, como é possível que vejam satanás nele? Simples. Pelo mesmo motivo pelo qual Satanás é visto em muitos outros textos bíblicos, os quais ele nem se quer é mencionado. Trataremos sobre esses textos mais adiante, provavelmente na terceira postagem.

Na próxima postagem, começaremos a discutir sobre o ser Satanás. Ele existe literalmente como um ser? É apenas uma força maligna atuante no mundo? É apenas a maldade contida no ser humano?

Por hora, ficamos com a advertência de repensar nossas interpretações que tem feito de Satanás um tipo de peteca, o qual é jogado de um lado a outro, em qualquer texto bíblico que possua adjetivos de conotação maléfica!

Anderson L Santos Costa

6 comentários:

wallan disse...

Curti!

Anonymous disse...

interessante alias interessanissimo.

Anônimo disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

Anônimo disse...

interessante!! mais,nada de estraordinario...na verdade o aparecimento de falsos lideres é protamente uma manifestaçao da natureza de satanas...que é;Matar,roubar e destruir..e Jesus pelo contrario da e vida com ambundancia atraves dos seus.

Anônimo disse...

Uma revelacao boa so tome cuidado para nao esta fazendo apologia do diabo

Arnaldo Ribeiro disse...

E O VERBO ENCARNADO JÁ SE CONSAGRA NA AÇÃO DO FILHO DO HOMEM:
(2Rs.21.10) – ENTÃO O SENHOR FALOU POR INTERMÉDIO DOS PROFETAS, SEUS SERVOS, DIZENDO: APRESSAMOS-NOS A CONSAGRAR A AUTO-REVELAÇÃO DE CRISTO, NA NOSSA EXORTAÇÃO; (Is.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
(AP.1.10/11) Achei-me em Espírito no dia 30.09.1985, e ouvi por detrás de mim grande voz como de trombeta, dizendo:: (TB.7.7) – Abençoado sejas, filho meu, porque és filho de um Homem de bem e virtuosíssimo; (1SM.9.20) – e para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel: (GN.27.43) – Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: (DT.6.6) – Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; (EZ.28.6) pois que estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus: (IS.22.4) – Portanto digo: (SL.20.4) – Conceda-te segundo o teu coração, e realize todos os teus desígnios; (LS.15.3) – porque conhecer-te é a consumada justiça, e o saber a tua justiça e o teu poder, é a raiz da imortalidade. (SL.119.130) – A REVELAÇÃO das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples: (GN.28.15) Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores...
(LC.20.9) – A seguir passou Jesus a proferir ao povo esta parábola:

(GN.1.5) – CHAMOU DEUS A LUZ DIA, E AS TREVAS NOITE: HOUVE TARDE E MANHÃ, O PRIMEIRO DIA: (AR.59.5)

(GN.43.23) – Ele disse:(2TS.1.3) – Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus, no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira e o vosso mutuo amor de uns para com os outros vai aumentando: (JB.6.27) – Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo: (GL.1.9) E assim como já dissemos, agora repito: (JB.14.6) – Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim: (JS.23.14) – Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (1CO.15.45) – pois assim está escrito, segundo a recomposição das 59 letras e dos 5 sinais que compõem a parábola acima, a saber:

DEUS ESPIRITUALIZOU O HOMEM: ENTÃO, HA UM CRISTO NA ERA, HA A VERDADE E VIDA: (IL.59.5)

(MT.21.33) – Atentai noutra parábola:
(EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5)
(HB.13.22) – Rogo-vos, ainda, irmãos, que suporteis a presente EXORTAÇÃO que vos escrevi resumidamente; (1TS.2.3) – pois a NOSSA EXORTAÇÃO não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; (2CO.2.17) – porque nós não estamos como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus: (JB.8.12) – Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida: (1SM.12.3) – Eis-me aqui: Testemunhai recompondo as 37 letras e 5 sinais da parábola acima, gerando o testemunho do Verbo Divino, que diz:
O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5)

 

©2009 Fazendo Theóslogia | Template Blue by TNB